Contato

Escreva para

diretoria@cenapesq.ufrpe.br

Tel: 081-33206073

Visualizar o Cenapesq no GoogleMaps

Rua Dom Manoel de Medeiros s/n

CEP 52171-900 Recife-PE

User login

Visitors

  • Total Visitors: 173347
Powered by Drupal

Central Analítica do Cenapesq contemplada com projeto no edital Multiusuário da FACEPE

facepeA Facepe concluiu a avaliação das propostas enviadas à chamada destinada ao Apoio à Disponibilização para a Pesquisa de Laboratórios Multiusuários e de Acervos de Interesse Científico (Edital 16/2012 Multiusuários – Facepe), lançada em julho deste ano.

A chamada busca incentivar e apoiar projetos de implantação, recuperação, conservação e disponibilização de laboratórios multiusuários ou de acervos de interesse científico. É uma oportunidade para maximizar os benefícios dessas estruturas, equipamentos e acervos, disponibilizando-os aos pesquisadores e, consequentemente, gerando conhecimento no estado de Pernambuco.

Um total de 68 propostas foram submetidas a análise, e 13 aprovadas. Pesquisadores doutores vinculados a instituições de caráter educativo, cultural, científico ou tecnológico, situadas no estado de Pernambuco, puderam submeter propostas ao edital. O processo de avaliação englobou quatro fases: análise pela área técnica da Facepe; por consultores ad hoc; análise, julgamento e classificação pelo Comitê Avaliador; e, por fim, análise pela diretoria da Fundação.

A Universidade Federal de Pernambuco UFPE (Campus Recife) teve sete propostas aprovadas, dentre elas a ampliação e manutenção do Laboratório de Isótopos Estáveis (Labise) do Departamento de Geologia; caracterização do acervo da Micoteca URM visando à disponibilização de culturas como fonte de recursos biotecnológicos; estruturação da plataforma multiusuário em biologia celular e molecular; implantação da Plataforma Multiusuária para Ensaios de Triagem Biológica em Larga Escala; consolidação de um centro multiusuário de bioensaios aplicados à biotecnologia e nanotecnologia farmacêutica; entre outros.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE – Recife) teve aprovado o projeto de manutenção, expansão e consolidação da infraestrutura de pesquisa e de serviços multiusuários da Central Analítica do Cenapesq; e o Imip será beneficiado com projeto do Banco de Imagens Clínicas do Hospital Pelópidas Silveira. O Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) terá financiamento para o Laboratório de Processamento Híbrido de Alto Desempenho de Modelagem e Simulação de Sistemas Complexos, Processamento de Imagens em Biomedicina e Medicina Assistida por Computação Científica, Cluster Multiusuário Neumann II.

O apoio da Facepe permitirá à Fundação Joaquim Nabuco a Implantação da Plataforma Multiusuária de Digitalização do Centro Documentação e Estudos da História Brasileira Cehibra/Fundaj, enquanto o Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães poderá, com o financiamento ao seu projeto, promover o fortalecimento e ampliação do seu Núcleo de Plataformas Tecnológicas para pesquisas e formação de recursos humanos em tecnologias para o SUS.

O Arquivo Público do Estado de Pernambuco (Apeje) terá financiamento para projeto de catalogação do acervo do Instituto de Medicina Legal Antônio Percivo Cunha. As propostas aprovadas serão financiadas no valor global de cerca de R$ 5 milhões, com recursos da Facepe.

Confira o resultado aqui.

http://www.facepe.br/modules.php?name=News&file=article&sid=412